Penedo - By Renata Chersone

A Renata passou o final de semana em Penedo e conta para nós como foi.


                                              PENEDO

No último final de semana, de sexta a domingo, eu e meu marido fomos para Penedo, Distrito de Itatiaia/RJ, em companhia de três casais de amigos. 
Penedo é conhecida como “Pequena Finlândia”, pois, na década de 20, recebeu pouco mais de 200 imigrantes finlandeses, os quais foram pioneiros na indústria hoteleira da região. 
Penedo fica a 270 km de São Paulo e a 170 km do Rio de Janeiro. Nós fomos de carro, pois moramos no interior de São Paulo, a cerca de 330 km, levamos 4 horas até nosso destino. Para quem reside em outros Estados, a melhor opção é ir de avião até o Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão, e alugar um carro. 
A cidade é muito bem servida de hotéis e pousadas aconchegantes, ótimos restaurantes e várias lojinhas de doces, queijos, artesanato e produtos locais. Na época de inverno a temperatura cai e o clima da montanha fica propício para um fondue à beira da lareira. 
Ficamos hospedados na Pousada Terraço Penedo, excelente!
Pousada em Penedo





Após o check in, fomos almoçar no restaurante Bella Cittá! Adoramos!! Além dos pratos serem muito bem servidos e saborosos, o restaurante conta com uma linha de cervejas artesanais excelentes, produzidas na própria cidade, e com ótimos preços! Os meninos começaram pela Pilsen, passaram pela Weizen, mas elegeram a Red Ale como a melhor de todas. 
 Eu e o Cássio pedimos uma porção de picanha acebolada e nossos amigos pediram pratos de picanha e truta. 
 Após o almoço, fomos dar uma volta pela cidade!

Jantamos no Mexicalli, restaurante típico mexicano com ótimo cardápio e música ao vivo! Foi uma noite muito divertida!

No dia seguinte, após tomarmos o excelente café da manhã da pousada, seguimos para as cachoeiras da cidade. O tempo amanheceu um pouco encoberto, mas, aos pouquinhos, o sol foi aparecendo e o dia ficou lindo!
As cachoeiras ficam todas na mesma direção, então é possível conhecê-las no mesmo dia. Começamos pelas Três Cachoeiras, as mais próximas da nossa pousada.
De lá seguimos para a Cachoeira de Deus.
A terceira parada foi a Cachoeira das Três Bacias, que possui esse nome por causa das três piscinas naturais formadas pelas pedras. Na minha opinião, é a mais bonita e agradável das cachoeiras, foi lá que nossos amigos criaram coragem e se aventuraram nas águas geladas, para renovar as energias. Até o Cássio, que não tinha levado short de nadar, não resistiu e entrou também!!




Na saída da cachoeira fica o Poço Esmeralda, que ganhou esse nome por causa do tom verde escuro que a água ganha em contato com as pedras. 

Retornamos para o hotel, trocamos de roupa, e seguimos para mais um passeio no centro da cidade. Almoçamos novamente no Bella Cittá, pois os meninos queriam provar outras cervejas artesanais. Dessa vez eu pedi uma truta com molho de amêndoas e o Cássio pediu uma truta com molho de champignon e alcaparras, divino!!!
 À noite jantamos na Taverna Bússola, ótima pedida!


No dia seguinte, domingo, tínhamos planos de seguir para o Pico do Penedinho, que fica a 600 metros de altitude, para termos uma visão geral da cidade, mas, com a chuva da noite anterior, o acesso para o local ficou cheio de barro, então desistimos!
Penedo é um lugar que vale a pena conhecer e descansar! Pretendemos ir de novo, dessa vez no inverno!



Nenhum comentário