O significado de uma grande amizade virtual

Amizade virtual

Prefiro falar que não sou dona de casa, "estou" dona de casa...rss. Ser ou estar dona de casa, quem conhece, sabe bem  o que  isso significa: fazer todos os dias a mesma coisa, sem quem ninguém veja, mas quando você não faz, tudo mundo percebe. Confesso que sinto saudades do tempo de gerente de um Banco, mas também posso garantir que foi uma das melhores escolhas da minha vida:  Abdicar  do emprego, para me dedicar aos filhos.

Faz um ano que fui convidada a participar de um grupo no facebook, o VIAJANDO. Lá conversamos sobre viagens, dicas, etc. Foi a partir dali, que tive a ideia de compartilhar algumas receitas e dicas.... Criei o SABOREANDO. Os dois grupos acabaram formaram uma grande família. Já nos encontramos várias vezes, e a rotina de dona de casa, teve mais uma tarefa: Entrar no facebook diariamente, pois meus amigos virtuais (muitos, agora reais), estão lá a espera de um Bombom dia.


O último encontro que tivemos foi na cidade de Curitiba. E, ninguém melhor do que minha amiga, Cynara, do Cantinho de na (link) , para relatar com foi...

Por Cynara Vianna.

Em 2009 resolvemos que nossa próxima viagem internacional seria pra os EUA. Comecei a pesquisar na internet e cheguei ao endereço de um fórum especifico sobre Orlando mas que tinha tópicos sobre outras cidades que pretendíamos conhecer nessa viagem.
Foi nesse fórum que entrei em contato com algumas pessoas que conheciam as cidades e que tinham a maior boa vontade em passar suas experiências.
Viajamos e na volta me tornei frequentadora assídua dos fóruns pra retribuir a ajuda que na época me foi muito valiosa.
O tempo passou, alguns membros desse fórum começaram a participar de outro site dissidente daquele e continuamos trocando figurinhas. Mas como nada é eterno nem perfeito, algumas pessoas começaram a sair desses fóruns porque o mediador impunha certas regras com as quais não concordávamos, e assim, uma das pessoas resolveu criar um grupo no Facebook e lá foi convidando quem conhecia nos fóruns, e um foi chamando os amigos e hoje esse grupo tem mais de 300 membros ativos. Trata-se do Viajando, é um grupo secreto.
E a partir dele surgiu o Saboreando, que como o nome já sugere, lá nos reunimos pra trocar receitas, dicas de restaurantes pra visitarmos e claro muita conversa boa.
saboreando viajando
E tudo isso com pessoas que não se conheciam pessoalmente. A maioria dos membros mora no Sul e Sudeste, mas temos do Nordeste, eu sou uma delas, do Centro-Oeste e do Norte.
No último final de semana houve um encontro em Curitiba, as meninas que moram lá organizaram um final de semana maravilhoso pra receber os membros que iriam comparecer. Esse não foi o primeiro, mas foi o maior em número de presentes.
Somos a maioria mulheres, haviam famílias inteiras, casais, solteiros acompanhados, desacompanhados, enfim, nos juntamos em quase 80 pessoas que têm em comum a paixão por viajar e trocar experiências.
No final de uma das noites, um pequeno grupo ficou conversando madrugada adentro e uma das meninas falou que estávamos fazendo o que não permitíamos nossos filhos fazerem, aceitar desconhecidos nas redes sociais. A mais pura verdade, percebi que estava infringindo uma regra que impus aos meus filhos! Mas ao mesmo tempo fiquei muito feliz ao ver que aquelas fotos que vemos nas redes sociais, cada sorriso, cada pose postada traduz a alma de cada um. Foi impressionante perceber como depois de pouco mais de 1 ano de conversas virtuais, trocas de e-mails com uns, inbox com outros, curtidas de vários posts diariamente nos revelou o que somos de verdade. Minha preocupação era não reconhecer todos, já que tem algumas fotos de perfil que não mostram muito o rosto, mas isso aconteceu apenas com uma pessoa que encontrei no elevador, ela me reconheceu e me chamou pelo nome, eu infelizmente não a reconheci, mas quando ela se apresentou sua foto me veio à cabeça na hora.
Foi claro que as afinidades foram comprovadas e outras adquiridas, cada abraço, cada “olá” fortaleceu essa amizade que surgiu de uma forma tão desacreditada pela maioria das pessoas, mas a partir desse encontro, depois de ouvir a voz de cada um, abraçar cada um, vi que isso é real, cada um dos membros que conheci , como os que ainda não conheço, fazem parte de minha rotina e os considero meus amigos para sempre, a distância não vai nos separar porque o computador não é mais nosso único vínculo.
Viajar, segundo o dicionário, significa ato ou efeito de ir de um lugar a outro razoavelmente distante, mas com certeza esse significado é bem mais amplo agora, acrescento …. cumplicidade, prazer em trocar dicas, simplicidade, carinho e principalmente amizade.

Alguém ainda tem dúvida, que uma amizade virtual possa se tornar tão especial?
Nosso próximo encontro será em novembro na cidade de Gramado, e novos já estão sendo agendados: Fortaleza, Brasília, São Paulo e até international,  já se mencionou. 
E, viva a amizade virtual!



Nenhum comentário